Entenda a diferença entre Energia Solar Off Grid e On Grid

O crescimento das energias renováveis aqui no Brasil é animador, especialmente quando falamos da fotovoltaica. 

Logo, é comum surgirem dúvidas, especialmente quando falamos dos dois tipos: energia solar off grid e on grid. 

Se você deseja conhecer mais sobre esse tema, entender quais são as principais diferenças dos modelos e entender qual o mais recomendado, chegou ao lugar certo. Boa leitura!

Entenda o que são os dois tipos de sistema:

O crescente aumento nas tarifas de energia, associado à crescente demanda por energias limpas, foi terreno fértil para o aumento da procura pela energia solar. Porém, antes de mais nada, é preciso entender o que exatamente é cada um:

Sistema de energia solar on grid

Esse tipo de sistema é o mais comum, especialmente no uso residencial e também empresarial. Como o próprio nome já sugere, ele é totalmente conectado à rede da concessionária de energia.

Seus principais componentes são as placas solares e o inversor, que servem para captar e transformar a energia solar, em corrente elétrica. Nesse modelo, o sistema fotovoltaico é registrado junto à concessionária de energia para fazer a compensação.  

Toda energia produzida por esse sistema, é jogado para a rede. Em contrapartida, a empresa fornecedora retorna um desconto na conta de energia, de acordo com a quantidade que é oferecida a rede. 

Abaixo, confira as principais vantagens:

  • Os créditos gerados podem ser compensados em outros endereços – desde que sejam atendidos pela mesma concessionária;
  • Custo bem mais baixo em comparação ao off grid;
  • Não é necessário bateria, o que torna ainda mais limpo;
  • Retorno MUITO rápido do investimento;
  • Troca de um passivo para um ativo;

Sistema de energia solar off grid

Esse modelo não é conectado à rede elétrica, sendo indicado para locais de difícil acesso da rede convencional. Logo, seu sistema é composto por mais componentes, contando com o uso de baterias. 

Por essa característica, ele acaba sendo consideravelmente mais caro que o on grid, uma vez que depende de baterias para manter seu funcionamento. No caso do sistema de energia solar off grid, ele consegue manter seu funcionamento mesmo em épocas com baixa irradiação. Seus benefícios:

  • Grande aliado de localizações onde não são atendidas pela rede elétrica;
  • Ele possui seu próprio armazenamento;
  • Funciona durante a noite e armazena nesse período.

Qual o melhor?

Sendo assim, cada um deles possui a sua especificidade e vai atender uma determinada demanda. Logo, na hora de escolher o melhor sistema, é preciso colocar na ponta do lápis o investimento a ser feito x o benefício de cada um deles.

Lembrando que, atualmente, nos grandes centros urbanos, a tecnologia mais escolhida é o on grid! Porém, é fundamental escolher o parceiro certo para montar o projeto e definir o melhor tipo. 

Cada um deles possui as suas vantagens e também desvantagens, especialmente quando falamos de investimento inicial, espaço e manutenção! No projeto, avalie as alternativas e entenda que ambos conseguem entregar o objetivo principal: economizar na conta de energia elétrica!

E, se você está em busca de financiamento, que tal conhecer todas as modalidades e escolher o que mais se encaixa no seu bolso? Aqui neste ebook gratuito, separamos alguns dos principais financiamentos e as características de cada um.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *